Como indexar meu site no Google


Certamente você já notou que fazer seu site aparecer rapidamente no Google é essencial para os resultados dos seus projetos, pensando nisso preparei esse artigo para mostrar como indexar seu site no Google.Como indexar meu site no Google

Indexação não significa tráfego

Não confunda indexação com tráfego, indexação significa simplesmente que suas páginas/posts estarão na base de dados do Google e listados à medida que alguém fizer alguma busca pelo conteúdo indexado.

Para colocar seu conteúdo nas primeiras páginas do Google é preciso trabalhar outras estratégias com SEO.

Quanto tempo leva para o meu site aparecer no Google?

Não tem um prazo pré-determinado para que seu site/blog comece a aparecer nos resultados de busca do Google, ele pode ser indexado em poucos minutos como também pode demorar horas ou até mesmos dias, tudo vai depender das estratégias que você vai utilizar.

Utilizando as estratégias que vamos mostrar abaixo, eu garanto que em questão de minutos seu site estará no Google.

Como indexar um site rapidamente no Google?

Siga os passos abaixo para indexar seu site rapidamente no Google, assim você dará um passo importante para deixar seu negócio mais conhecido, acessível e rentável.

Adicione sua URL no Google

O primeiro passo é adicionar a URL do seu site no Google, clique aqui para acessar o site.

Cole o link completo do seu site, por exemplo:

http://www.criarnegocioslucrativos.com

No campo comentários, coloque um comentário ou palavra chave que descrevam seu o conteúdo do seu site, em seguida clique em “Incluir URL”, o Google agendará uma verificação automática do seu site.

Cadastre seu site no webmaster

O webmaster (Search Console) é uma ferramenta do Google que fornece diagnósticos de dados, relatórios que vão te ajudar a melhorar os pontos falhos do seu site.

Webmaster também é muito utilizada para corrigir os erros e melhorar o posicionamento no Rank do Google.

Clique aqui para acessar o webmaster e criar sua conta grátis.

Criar o SITEMAP

O que são Sitemaps?

O Sitemap é uma ferramenta utilizada pelo webmaster para informar os motores de busca que as páginas/posts estão prontas para rastreamento.

Para um melhor entendimento, sitemap é um arquivo XML que lista todas as URLs de um site/Blog, metadados, etc.

Ferramenta extremamente importante para qualquer tipo de blog ou site, além de indexar seu blog, o Sitemap vai te ajudar na melhoria do posicionamento do seu blog nos mecanismos de busca.

Para quem tem um blog em WordPress e quer criar seu Sitemap, basta instalar o plugin de SEO (Yoast SEO), você também pode gerar seu Sitemap em algum site especializado.

Caso você opte em gerar o Sitemap em algum site especializado, será necessário enviar o arquivo para sua pasta raiz do seu site.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Sitemaps.

Como criar o arquivo robots.txt

O que é robots.txt?

Com o robots.txt é possível impedir que páginas restritas ou irrelevantes sejam mostradas nos resultados dos buscadores.

O arquivo de texto robots.txt deve ser salvo na pasta raiz do seu blog ou site, a função do robô é indicar para os mecanismos de busca quais as páginas e posts que você deseja que não sejam acessadas pelos buscadores.

Os comandos para criar o robots.txt

Utilize um arquivo de bloco de nota do seu computador para criar o “robots.txt”, dentro do arquivo coloque os scripts para um ou todos os robôs de busca.

Os principais comandos do robots.txt:

Use-agent

O use-agent é utilizado para passar instruções para um buscador especifico, para descobrir o nome de um User-agent basta acessar o Web Robots Database.

Googlebot é o robô de busca do Google e utilizaremos ele como exemplo:

Use-agent: Googlebot

Para inserir uma instrução para todos os buscadores, basta colocar o asterisco na frente do User-agent, ficaria assim:

User-agent: *

Disallow

O Disallow tem a função de identificar quais as páginas/posts e diretórios do seu site devem ser bloqueados e não aparecerem nos resultados dos buscadores.

Para bloquear uma página, basta informar o caminho, ficaria assim:

Dissallow: /pagina.php

Para quem usa WordPress e quer bloquear o diretório “dados”, o comando seria esse:

Disallow: /dados

Allow

O Allow é responsável por permitir quais as páginas serão indexados pelos robôs de buscas.

Por padrão todas as páginas do seu blog serão indexadas, exceto quando o comando Disallow for utilizado.

Considerando essa observação, é recomendando utilizar o comando Allow quando você precisar desbloquear um diretório por meio do comando Disallow, mas deseja indexar uma pasta ou arquivo especifico que estar dentro do diretório bloqueado.

Digamos que você queira liberar uma página “pagina.php” que estar na pasta “dados” que estar bloqueado, ficaria assim:

Disallow: /dados

Allow: /dados/pagina.php

Sitemap

Outro comando que deve ser colocado dentro do arquivo robots.txt é o endereço do seu sitemap, isso ajudar os robôs de busca a localizarem as páginas que existem dentro do seu site.

É preciso ter o arquivo sitemap salvo na pasta raiz do seu site, basta pegar o link e colar dentro do robots.txt, como mostrar o exemplo abaixo.

Sitemap: http://seusite.com.br/sitemap.xml

Conclusão

Pode demorar para o Google começar a mostrar os resultados do seu blog, mesmo seguindo os passos que mostramos acima, para descobrir se o seu site está indexado, basta digitar no campo de busca “site:http://seusite.com.br”, as páginas indexadas aparecerão nos primeiros resultados de busca.

Descubra algumas opções para montar seu negócio sem sair de casa?

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário e compartilhe com quem você acha que estas informações serão úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *