Como instalar um plugin no WordPress


A primeira coisa que precisamos fazer após a instalação do WordPress é instalar os plugins, os plugins são responsáveis pela maioria dos recursos de gerenciamento do blog, nesse guia, você vai aprender como instalar um plugin no WordPress passo a passo.

O que é plugin para WordPressO que é plugin para WordPress

Os plugins permitem que você adicione alguns recursos que não tem no seu blog, por exemplo, plugin de rede social, plugin para melhorar o carregamento da sua página, plugin para segurança do blog, etc.

Existem milhares de plugins, dos mais variados possíveis, mas só instale os plugins que forem realmente úteis para o seu blog, plugins em excesso podem prejudicar o carregamento das páginas.

Quem usa o WordPress.com também consegue instalar plugins?

Não é possível instalar plugins no WordPress.com devido a suas limitações, para usar plugins, você precisará usar o WordPress.org

Como instalar um plugin no WordPress

Existem 3 formas de instalar um plugin no WordPress.

  • Instalar um plugin usando o campo de pesquisa
  • Fazendo o upload e instalando manualmente o plugin WordPress
  • Instalar o plugin pelo FTP

Instalar um plugin pelo campo de pesquisa

A forma mais fácil de instalar um plugin no WordPress é através da área administrativa do próprio blog.

Nesse método de instalação, você será limitado aos plugins disponíveis no WordPress.

Na sua área administrativa, clique em Plugins > adicionar novo > digite o nome do plugin que você deseja instalar.Como instalar um plugin no WordPress

Quando encontrar o plugin desejado, clique em “Mais detalhes” para ver algumas informações importante do plugin, como compatibilidade com a versão do WodPress, em seguida, basta clicar em “Instalar agora” (no exemplo abaixo eu estou instalando o W3 total Cache), para finalizar, clique em “ativar plugin”.como instalar um plugin

Todo plugin instalado no seu blog obrigatoriamente deve ser ativado, caso contrário o mesmo não funcionará.

Pronto, o plugin WordPress foi instalado com sucesso, o próximo passo é configurar o modo como ele vai funcionar no seu blog, essas configurações variam de plugin para plugin, por isso não vamos aborda esse tópico nesse artigo.

Como instalar um plugin no WordPress usando o Upload do plugin de administração

Outro método de instalação de plugins que não estejam no diretório de plugins do WordPress é fazendo o upload do plugin em formato .zip clicando no botão no topo da página.

O primeiro passo é baixar o plugin da fonte, o arquivo quer for baixado deve estar em formato .zip para ser enviado para o WordPress.

Na área administrativa do blog, clique em Plugins > Adicionar novo > Fazer upload do plugin.instalando plugins pela area administrativa do blog

Em seguida, escolha o plugin que você deseja enviar para o WordPress clicando no botão “Escolher arquivo” e localize o plugin que você baixou para o seu computador.como instalar plugins pelo wordpress passo a passo

Após escolher o arquivo, você precisa clicar no botão “Instalar agora”.

O plugin será carregado do seu computador e instalado, ao final da instalação, uma mensagem será exibida informando que o plugin foi instalado com sucesso.como ativar um plugin no wordpress

Clique em “Ativar plugin”, por fim, configure o plugin de acordo com suas necessidades, como essa configuração varia de plugin para plugin, não iremos abordar esse tópico nesse artigo.

Como instalar um plugin no WordPress manualmente pelo FTP

Primeiro é preciso baixar o software de gerenciamento do FTP, nesse meu exemplo eu utilizarei o filezilla, mas você pode utilizar qualquer software de acesso FTP.

Para instalar um plugin pelo FTP, primeiro é necessário baixar o arquivo fonte do plugin (arquivo em formato .zip), o próximo passo é extrair o arquivo zip que foi baixado para o seu computador.

Após a extração do arquivo, será criado uma pasta com o mesmo nome do arquivo do plugin, é essa pasta que você terá que enviar manualmente para o seu blog usando um cliente FTP.

Para acessar sua conta de hospedagem pelo FTP é preciso ter usuário e senha, caso você não tenha esses dados, entre em contato com o seu provedor de hospedagem WordPress.

Acesse sua conta de hospedagem pelo FTP usando suas credenciais, quando a conexão estiver estabelecida, acesse o diretório “/wp-content/plugins/”.

Faça o upload da pasta que você extraiu do arquivo zip para o diretório “/wp-content/plugins/” como mostra ilustração abaixo.como enviar um plugin para o blog usando o ftp

Após a finalização do upload, acesse sua área administrativa, clique em “Plugins”> “Plugins instalados”, você verá o plugin que você acabou de enviar pelo FTP instalado, clique em ativar.plugin wordpress gratis

Alguns plugins requer configurações após serem ativados, como cada plugin funciona de um jeito diferente, não abordaremos nesse artigo esse tópico.

Conclusão

Para gerenciar seu blog pelo FTP é necessário um pouco de conhecimento com a ferramenta, mas nada que uma boa pratica não resolva.

Espero que este artigo tenha ajudado a como instalar um plugin no WordPress.

Conheça alguns plugins que não podem faltar no seu blog WordPress

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *