Como instalar um tema no Wordpress – 3 formas diferentes


A escolha do tema que tenha a “cara” do seu projeto é essencial para um blog, por isso, antes de publicar o seu projeto na internet, analise e escolha um bom template, vamos ver como instalar um tema no WordPress.

Para quem já tem um projeto na internet, você pode mudar o template quantas vezes quiser, não tem nenhum risco de perda dos seus artigos ou coisa do tipo, mas será necessário ajustar o layout de acordo com cada template.

O que é um tema ou template?

Temas ou templete nada mais é do que um pacote de código, sua principal função é fornecer aos usuários uma facilidade para customização do layout do blog.

Como escolher o tema para o seu Blog

O número de temas WordPress é muito grande, tanto para versões pagas (Premium), como para versões gratuitas.

Separamos algumas dicas que pode te ajudar na escolha do tema:

Redes sociais: verifique as redes sociais que tem no tema.

Dica: Para alguns recursos é possível utilizar Plugins.

Template customizado para os requisitos de SEO:  esse recurso ajuda seu blog  a ser encontrado nos mecanismos de busca.

Dica: Utilize um plugin de SEO independente do tema, recomendo a utilização do SEO by Yoast.

Tema responsivo: um tema que se adéqua a qualquer tipo de plataforma (Smartphone, Tablet, desktop, notebook, TV) não é mais um artigo de luxo e sim uma necessidade do mercado, responsividade é um critério de ranqueamento para o Google, quem ainda não viu isso estar perdendo visitas.

Só para você saber, o layout do criar negócios lucrativos é um exemplo de design responsivo.

Tem 3 formas diferentes de instalar um tema no WordPress, vou demostrar todas, avalie e aplique a que melhor for para o seu projeto.

Atualizações: verifique a última atualização do tema, os temas que não disponibilizam atualizações com frequência não são indicados.

Seu sonho é trabalhar na internet! Mas você não sabe por onde começar?

Existe um número enorme de temas gratuitos, mas eu recomendo a utilização de temas pago, caso você deseje levar seu projeto para um nível acima, construir autoridade, recomendo comprar um tema.

Sites com temas profissionais:

Alguns temas são otimizados para aumentarem a taxa de cliques, como o Centive One, para conferir todos os recursos desse tema clique aqui.

Como instalar tema pela área administrativa do WordPress

A instalação através do painel administrativo é a mais simples e fácil, no menu lateral Do painel administrativo do blog e clicar em “Temas” no menu “Aparência”, logo em seguida selecione “adicionar novo”.Como instalar um tema no WordPress

Na próxima tela escolha o tema desejado, você também pode fazer uma busca mais precisa selecionado entre as categorias as opções: “Destaques”, “Populares”, “Mais recentes”.

Após encontra o tema clique em “Instalar” ou clique em “Visualizar” antes para ver como vai ficar.descubra como instalar temas no wordpress

Dica: antes de ativar o tema, é possível visualizar como ele ficará antes de torná-lo ativo clicando em “Ver ao vivo”, assim você consegue ver se o tema vai ficar do seu jeito ou se tem algum erro antes de ativá-lo.

Como importar um tema para dentro do wordpress e fazer a instalação

Essa opção é bastante utilizada para instalar tema premim (temas que são comprados fora da plataforma wordpress).

Após finalizar o download do seu tema, é preciso carregá-lo para sua conta do wordpress e ativá-lo.

  1. No menu “Aparência” selecione “Temas”, na próxima tela clique em “Fazer upload do tema”.como trocar meu tema no wordpress
  2. Logo em seguida clique em “Escolher arquivo”, escolha o arquivo em formato .zip que estar no seu computador.
  3. Em seguida clique em “Instalar agora”.tutorial de como trocar o tema do wordpressPara finalizar clique em “Ativar”, você também pode clicar em “ver ao vivo” antes de ativar se desejar.
    Alguns erros podem ocorre durante o upload do tema:
    • Arquivo em formato diferente de .zip;
    • Arquivo muito pesado;

    Você pode optar em utilizar um software de FTP e evitar alguns erros comuns durante o envio do tema para wordpress.

    Como instalar um tema pelo FTP

    A instalação pelo FTP ou instalação manual é bem útil quando seu servidor bloqueia a instalação pelo modo tradicional por razões de segurança, por exemplo.

    Para transferir os arquivos para o servidor é necessário a utilização de um gerenciador de FTP como o FileZilla, clique aqui para baixar o software.

    É necessário descompactar o arquivo .zip do tema, caso não tenha nenhum software instalado no seu computador, clique aqui para baixar a versão gratuita do Winrar.

    Após instalar os softwares necessários, clique com o botão direito no arquivo do tema zipado e selecione “Extrair para + nome do tema” como mostrar a ilustração abaixo.como instalar um tema wordpress pelo ftpLogo em seguida faça o login no gerenciador do FTP, no lado direito onde fica a instalação do wordpress localize a pasta wp-contente/themes e faça o upload da pasta que foi descompactada.como enviar um arquivo ftp para meu blog

    Pronto, o tema já se encontra no servidor. Basta apenas ativá-lo.

    Para isso, acesse o painel administrativo do wordpress, acesse o menu “temas” dentro de “Aparência” ache o tema que você enviou e clique em “Ativar”.

    Como desinstalar um Tema WordPress

    Acesse o menu lateral, vá em “Aparência” > “Temas”, clique em “Informações do tema”, na tela que surgir clique em “Excluir”.

    Caso o tema que você deseja excluir estiver ativo, será necessário ativar um outro tema para excluir o atual.

    Para excluir o tema dentro do FTP, basta acessa a pasta wp-content/themes e deletar a pasta com o nome do tema.

    Conclusão

    Mantenha o template atualizado, os desenvolvedores sempre solta alguma atualização de correção de bug, melhorias, além disso, as atualizações vão manter seu site seguro.

    Evite baixar temas de fontes desconhecidas, existem inúmeros sites especializados como o wordpress.org, por exemplo. Se for instalar um tema gratuito, utilize a própria área administrativa do wordpress.

Artigos úteis para o seu negócio digital

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo, assim é consigo deixar o artigo atualizado e completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *