Como montar um negócio online do zero


Criar um negócio online do zero pode parecer simples, a princípio. Para algumas pessoas, basta apenas ter uma ideia genial, criar um site ou um blog próprio, apresentar seu negócio em poucas linhas e, magicamente, o dinheiro começará a fluir.

Ao contrário desta crença, criar um negócio online do zero requer muita disciplina, assim como no desenvolvimento de uma empresa fora da rede.

Por ser vista por muitas pessoas como uma terra de lucro fácil, a internet está repleta de ideias, algumas boas e lucrativas, outras nem tanto.

Seu sonho é trabalhar na internet! Mas você não sabe por onde começar?

Por isso, para garantir o sucesso de seu empreendimento é preciso se diferenciar. E seguir o passo a passo que trazemos aqui ajudará a montar seu negócio online do zero.Como montar um negócio online do zero

Aprendendo a montar um negócio online do zero

Ao decidir montar um negócio online do zero é preciso definir, inicialmente, a qual tipo de empreendimento você irá se dedicar: como produtor online ou ingressar no mercado de afiliados.

Para atuar com a produção de conteúdo como negócio online, o empreendedor precisar criar seu próprio produto (por exemplo: e-book, curso online ou investir em consultoria).

Essa modalidade de empreendimento requer muito esforço do empreendedor, pois é preciso desenvolver um material de qualidade, que precisa ser adequadamente pensado e construído para atingir boa audiência e cativar o maior número possível de interessados.

Entretanto, a grande parte dos empreendedores que optam por montar um negócio online do zero escolhe o mercado de afiliados.

Embora para ingressar neste ramo não seja necessário desenvolver um produto próprio (você irá trabalhar com materiais desenvolvidos por outras pessoas), é necessário criar uma boa estratégia para lucrar com seu novo empreendimento.

Passo a passo para entrar no mercado de afiliados

Para montar um negócio online do zero no ramo de afiliados, e lucrar muito com a atividade, é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiro passo

O primeiro deles é a escolha de um nicho de mercado para atuar. A dica é para que o empreendedor opte por um setor rentável e, se possível, que goste de atuar.

É importante se identificar com o segmento em que irá atuar, pois tentar representar e lucrar com algo que não gosta ou não entende é mais difícil.

Alguns exemplos de nichos de mercado que costumam trazer muitos lucros para os que decidem criar um negócio online do zero são: saúde e bem-estar, finanças, internet marketing e relacionamentos.

Segundo passo

O segundo passo ao montar um negócio online do zero em afiliação envolve a escolha do produto que irá representar. Ao tomar esta decisão é importante considerar os seguintes pontos:

Verifique a qualidade daquilo que irá representar. Se possível, adquira o produto antes de promovê-lo, para você mesmo testar sua qualidade;

Veja qual a classificação do produto na lista dos mais vendidos em sites de afiliação;

Verifique se o produto possui uma boa comissão, tanto em seu valor absoluto (o montante pago realmente para o afiliado) quanto em valor relativo (valor da comissão em relação ao valor do produto);

Confira a avaliação do produto. Normalmente os itens recebem classificação que vai de uma a cinco estrelas.

Como escolher o produto certoComo montar um negócio online do zero

Uma das grandes dúvidas dos que montam um negócio online do zero está em como escolher o produto certo, afinal é desta decisão que dependerá boa parte de seu lucro como afiliado.

Para isso, durante a etapa de pesquisa, liste o que mais chamou sua atenção em cada um dos produtos avaliados, as informações fornecidas, os passos disponíveis da página de venda e o material fornecido para divulgação.

Pesquise o que o público costuma dizer sobre este produto, como depoimentos, reclamações e críticas em sites como o Reclame Aqui, especializado neste tipo de publicação.

Seu sonho é trabalhar na internet! Mas você não sabe por onde começar?

Analise as opiniões dos compradores no site de afiliados onde você se cadastrou.

E, principalmente, ao escolher um produto para trabalhar, foque a decisão na audiência que já possui. Se você criou um blog de finanças, por exemplo, não fará muito sentido tentar comercializar um produto relacionado à dieta.

Terceiro passo

O terceiro passo para os que decidem montar um negócio online do zero como afiliado é a escolha do domínio de seu site.

O domínio é composto por um nome e uma extensão. Procure ainda utilizar, sempre que possível, a extensão .com ao criar o domínio de seu site.

Dicas para escolher um bom domínioMontar um negócio online do zero

O domínio será a marca de seu site na internet, por isso é importante escolher o nome com cuidado. Para acertar na escolha é importante tomar alguns cuidados:

  • Pense em um nome original;
  • Escolha dum domínio curto e simples;
  • Selecione um nome de fácil memorização;
  • Cuidado com domínios que induzam o internauta a erros de digitação;
  • Procure criar um nome que seja de fácil compreensão;
  • Crie um domínio fácil de visualizar e de digitar;
  • Escolha um nome que se relacione ao produto que está representando.

Não sabe qual hospedagem escolher? Então descubra as 5 principais empresas de hospedagens.

Passo quatro

O quarto passo da montagem de um negócio online do zero passa pela contratação de um serviço de e-mail marketing. Esta estratégia é importante para que você divulgue a seus contatos o produto que está representando.

Ao começar a se utilizar do e-mail marketing no ramo de afiliados é importante criar sua lista de contatos, enviar suas campanhas, integrá-las com suas redes sociais e, então, analise os resultados.

Passo cinco

A quinta estratégia para os que desejam ingressar no mercado de afiliação é a criação de um serviço de e-mails automáticos (autoresponder).

Os autoresponders são mensagens enviadas automaticamente para pessoas cadastradas em sua lista. Estes e-mails são mandados também para todos aqueles que abrem ou clicam nestas mensagens.

Esta ferramenta é extremamente importante para quem cria um negócio online do zero, pois ali é criada uma sequência de e-mails que serão enviadas para as pessoas que estão em sua lista.

Depois que estas mensagens são encaminhadas, a única preocupação do empreendedor é atrair mais pessoas para a lista, pois as outras ações acontecem em modo de piloto automático.

Passo seis

O sexto passo dos empreendedores que criam um negócio online do zero passa pela criação de uma página de captura de e-mails.

A página de captura é uma página comum, que tem como única finalidade capturar dados de usuários, como o nome o endereço dos visitantes de seu site.

Essa ferramenta é muito importante para os que desejam prosperar no mercado de afiliados, pois ela permite a construção de uma lista de e-mails.

Para criar uma página de captura “matadora” é importante seguir algumas dicas:

  • Dar um nome para a página que represente uma construção de valor;
  • Escolha um elemento gráfico como imagem principal que valorize seu produto;
  • Utilize uma caixa de captura que envolva todo o formulário de e-mail e um texto que convença o usuário da importância de deixar seu e-mail;
  • Construa uma boa chamada para ação (ou call-to-action): este é o principal objetivo que o empreendedor deseja que o usuário cumpra ao visitar sua página;
  • Coloque em seu site depoimentos de pessoas influentes em seu nicho de mercado ou de clientes que adquiriram os produtos que representa;
  • Monte uma página de pós-conversão: este endereço irá redirecionar imediatamente o visitante para a página do seu produto.

Passo sete

O sétimo e último passo é a estratégia mais importante para os que desejam criar um negócio online do zero em afiliação e envolve a atração de tráfego para seu site.

Por ser uma tarefa metódica e que exige dedicação, algumas pessoas desistem da empreitada, sem conseguir colher os primeiros lucros.

Para se destacar da concorrência é importante aplicar as seguintes dicas:

  • Utilize o tráfego pago, empregando para isso o Facebook Ads, que costuma trazer resultados imediatos;
  • Reinvista o que ganhar para aumentar seu tráfego e, assim, elevar sua lista;
  • Crie anúncios segmentados para atingir exatamente seu público-alvo;
  • Faça muitos testes, pois uma imagem ou um título diferente pode aumentar seu tráfego;
  • Escolha cuidadosamente as palavras-chave que serão trabalhadas no conteúdo produzido. Esta seleção guiará sua estratégia de promoção, seja via ranqueamento de busca orgânica ou links patrocinados;
  • Analise a concorrência orgânica ao escolher uma palavra-chave. Com esta pesquisa, você descobrirá se será fácil ou difícil ranquear uma expressão no topo da lista dos principais buscadores.
  • Insira sempre as palavras-chave que irá trabalhar em textos, vídeos ou outros materiais que produzir para divulgação de seu produto. Esse cuidado é fundamental para atrair cada vez mais tráfego para sua página;
  • Construa links que deem visibilidade à sua página. Para isso, espalhe esses links na internet e, principalmente, em sites de alta autoridade e que tenham forte sinergia com seu público-alvo.
  • Avalie constantemente seus resultados.

Seu sonho é trabalhar na internet! Mas você não sabe por onde começar?

Além do Facebook Ads, para turbinar o tráfego de seu site o empreendedor pode se utilizar do Google Ads (a plataforma de anúncios do Google), artigos patrocinados (o empreendedor escolhe um blog de referência em um tema e paga para sejam confeccionados textos sobre seu produto de afiliado).

O Bing Ads (plataforma de anúncios da Microsoft, em parceria com o Yahoo!) e o UOL Cliques (o usuário paga pelos cliques recebidos), também são boas alternativas para elevar o tráfego de sua página.

Tráfego orgânico

Além do tráfego pago, alguns empreendedores, ao desenvolverem seu negócio online do zero, podem se utilizar do tráfego orgânico para atrair mais visitantes a sua página.

Neste caso, no entanto, o empreendedor não investirá dinheiro para atrair estes visitantes, e sim tempo e conhecimento.

Dentre as melhores ferramentas de tráfego orgânico podemos citar as seguintes alternativas:

  • Vídeos: tutoriais costumam ser muito eficazes tanto para atrair tráfego para sua página de captura, como para seus links de afiliados. Um bom exemplo disto são os vídeos que ensinam como perder peso em poucos dias. Ao escrever o título destas produções, procure sempre colocar números na linha;
  • Blogs: criar postagens otimizadas em seu blog, seguindo a mesma linha aplicada à produção de vídeos, gera muitas visitas em sua página, principalmente se o empreendedor optar em unir os dois produtos. Esta ação costuma potencializar os resultados;
  • Redes sociais: Ferramentas como Facebook, Twitter e Google Plus podem ser excelentes alternativas para divulgar seus vídeos e artigos, atraindo tráfego para seu site. No Google Plus, o artigo produzido pode, ainda, aparecer em primeira posição no ranking de buscas orgânicas do Google.

Embora possa parecer trabalhoso e um tanto metódico, criar um negócio online do zero é possível e pode ser muito rentável, desde que o empreendedor siga algumas das dicas que trouxemos aqui e trabalhe com afinco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *