Wordfence o que é? Como proteger seu Blog WordPress


Precisando instalar um plugin de segurança no seu Blog WordPress? Nesse guia você vai descobrir como proteger seu Blog com o plugin Wordfence.

Um plugin de segurança é uma peça fundamental em qualquer blog, na proteção das pragas virtuais e ataques de hacking, infelizmente muito comum nos dias atuais. Eu quero baixar o plugin?

O que é Wordfence? Como utilizar esse plugin para proteger seu blog WordPress?

O plugin Wordfence é utilizado em blog/site WordPress para segurança, mantendo seu blog seguro contra malware, hackers, DDOS e ataque de força bruta.

O plugin possui um firewall de aplicativo de site, com função de filtrar todo o tráfego para o seu blog e bloquear os pedidos suspeitos.

Outro recurso interessante é o scanner de malware, o scanner faz uma varredura em todo o seu blog WordPress, como tema, pastas, arquivos, etc.

Você pode receber notificações como na ilustração abaixo, nem toda notificação é vírus, pode ser só um plugin desatualizado, o que não significa que você não tenha que atualizar.Wordfence o que é? E como proteger seu Blog WordPress

O plugin Wordfence possui uma versão básica e gratuita, a versão premium (paga) disponibiliza diversos recursos avançado, como regras de firewall, escaneamento programado, entre outros.

Após alguns esclarecimentos básicos sobre o Wordfence security, agora vamos aprender a instalar e utilizar o plugin.

Como instalar e configurar o Wordfence Security

O primeiro passo é instalar e ativar o plugin, para obter mais detalhes, acesse o nosso guia e veja como instalar um plugin no WordPress.

Logo após a ativação do plugin, você poderá acessar o Wordfence através da sua área administrativa, pelo menu lateral.Wordfence SecurityAo clicar no Dashboard (Painel de controle) é possível ter uma visão geral das principais configurações do plugin.

As funções do Wordfence são separadas em vários menus, as configurações após ativação funcionam perfeitamente na maioria dos casos, mas você deve verificar e alterar caso seja necessário.

Como escanear seu blog WordPress

No menu lateral da área administrativa do seu blog, selecione “Wordfence” > “Scan” > “START A WORDFENCE SCAN”, um escaneamento completo do seu blog será feito.como configurar o Wordfence Security

A varredura é feita nos arquivos do WordPress e nos arquivos dos plugins, Além da verificação de códigos suspeitos e dos já conhecidos meios de infecções.

O tempo gasto para verificar todo o seu blog pode variar, tudo vai depender da quantidade de arquivos e recursos disponível na sua hospedagemtutorial Wordfence Security

Quando o escaneamento acabar, você poderá visualizar os resultados, caso tenha sido encontrado problemas como plugins desatualizado, malware ou outro problema, o Wordfence mostrará algumas ações que você pode tomar para solucionar o problema.

Diferença entre escaneamento grátis e pago

  1. Wordfence Free: uma varredura é realizada a cada 24 horas.
  2. Wordfence premium: você pode agenda os horários que será realizado a varredura.

Wordfence Firewallcomo instalar um antivírus no meu blog

É fundamental que você ative a proteção do firewall, mantendo o seu blog o mais protegido possível, selecione Wordfence > Firewall, tica o campo “Optimize the Wordfence Firewall”.

Outro ponto importante, em “Firewall Status”, deixe selecionado o “Learning Mode” e tica o check box e clique em “SAVE”, como mostra a ilustração acima.

Esse processo fará com que o Wodfence aprenda o funcionamento do seu site e o comportamento dos seus leitores por uma semana, após esse período o firewall ativará automaticamente.

Monitorar e bloquear atividades suspeitaos melhores antivírus para blog

Para monitorar atividades suspeitas, acesse o menu lateral Wordfence > Live Traffic.

Você pode conferir a lista de IPs que solicitou acesso as suas páginas do seu blog.

Caso queira bloquear um IP suspeito, basta clicar em “Block this IP”.

Para gerenciar os bloqueios, adicionar um IP para bloqueio manualmente ou retirar algum bloqueio, vá no menu, selecione “Blocking” e faça as alterações necessárias.

Configurações adicionais

No menu Options é possível alterar algumas configurações de acordo com a suas preferências, por exemplo, habilitar atualização automática do plugin, habilitar ou desabilitar o recebimento de notificações por e-mail, etc.

Artigos úteis para o seu Blog

Gostou do artigo? Tem alguma crítica ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *