12 dicas para economizar dinheiro


Quando falamos sobre economizar dinheiro geralmente o assunto se torna muito mais fácil quanto abordamos a teoria – o que pode ser muito diferente como efetivamente procuramos meio de colocar essa atitude em prática.

Pois saiba que a economia de dinheiro é muito mais do que simplesmente gastar menos dinheiro do que o habitual ou cortar custos.

Descobrir maneira de poupar ou até mesmo guardar dinheiro deve estar diretamente ligado ao fato de saber como você irá aloca-lo e também ter certeza que ele irá permanecer por da maneira que você imaginou, como na poupança ou em outros recursos.

DESCUBRA COMO CONQUISTE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Confira nesse artigo algumas dicas de como economizar, definir metas mais realistas, ter controle sobre seus gastos e claro, aproveitar o máximo possível o seu dinheiro!

Saiba como economizar dinheiro: liquide as dividasO que fazer para economizar dinheiro

O primeiro passo, que as vezes as pessoas não colocam em pauta, é justamente procurar o máximo de dividas possível.

Procurar calcular qual é o seu gasto mensal com relação ao pagamento das dividas proporcionará que você perceba melhor qual a quantia que você poderá separar para poupar.

Além disso, quanto antes acabarmos com as dívidas, menos juros iremos ter que desembolsar, e assim sua renda poderá ser muito melhor.

Estabeleça algumas metas de poupança.

Para que se possa alcançar objetivos com um curto prazo de tempo é preciso antes de tudo pensar nas metas que você pretende destinar ao seu dinheiro.

O ideal é você saber quanto irá gastar em uma determinada compra. Se você está economizando com o intuito de comprar um novo celular, por exemplo, certifique-se de quanto efetivamente precisará juntar para alcançar essa meta.

Se os seus objetivos são de longo prazo, como por exemplo poupar pensando em sua aposentadoria, é necessário fazer um planejamento bem mais elaborado. Procure determinar qual a quantia que você acredita precisar para viver mais confortavelmente daqui a 20 ou 30 anos ou depois que for se aposentar.

CONQUISTE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

É preciso também fazer uma analise de como os seus atuais investimentos poderão ajudar você a ir de encontro com os seus objetivos. Considere todos os aspectos da sua realidade e procure conversar com pessoas que tenham o mesmo pensamento que o seu para entender como fazer essa projeção.

Estabeleça um tipo de calendário

Suponha que você queria comprar uma casa daqui alguns anos. Nesse sentido procure definir uma data mais concreta para que esse objetivo aconteça e se certifique de que o que você de fato almeja é realmente possível e viável dentro desse prazo previamente estabelecido.

Fazer essa analise é fundamental para impedir possíveis frustrações ao longo do caminho. Procure ter os pés no chão e faça com que suas metas estejam dentro das suas condições financeiras.

Descubra o quanto você terá que economizar semanalmente ou mensalmente

Para cada uma de suas metas, realize um calculo de quanto será necessário para iniciar a sua economia a partir desse momento. Para grande parte das metas, o ideal é procurar poupar sempre a mesma quantia em cada período.

Por exemplo, caso você tenha a intenção de juntar cerca de 5 mil reais para poder dar entrada em uma casa no período de dois anos, será necessário economizar aproximadamente 210 reais por mês.

Porém, se o seu salário é de aproximadamente 400 reais, é muito provável que não seja possível cumprir essa meta. Nesse caso será necessário que seja feito um reajuste no seu calendário de metas para que a sua meta alcance proporções mais realistas.

Procure sempre registrar suas despesasO que fazer para economizar dinheiro

Geralmente quando poupamos dinheiro, podemos simplificar esse processo em duas simples pergunta:

  • Qual o valor dos seus gastos mensais?
  • Qual o valor que você ganha mensalmente?

Ao se ter essas duas respostas, é necessário que seja feita uma analise mais critica de todo o seu orçamento.

Nesse sentido, procure anotar tudo que você gasta. Esse controle pode ser mensal ou até mesmo semanal. Procure ser o mais detalhista possível e não se esqueça de considerar pequenas compras diárias. Tudo deve ser registrado para que você possa entender o seu comportamento financeiro.

Categorize toda e qualquer compra ou despesa, como aluguel, seguro de automóvel, gasolina, conta de telefone, TV a cabo, eletricidade, água, alimentação, entretenimento, entre outros.

Como ter renda extra trabalhando em casa?

Você pode anotar suas despesas em um caderno, ou em uma planilha de computador. Hoje em dias existem muitas opções de aplicativos mobile que ajudam nesse controle e podem ser muito eficientes!

Faça cortes!

Dê uma boa analisada em todos os seus gastos no período de um ou dois meses aproximadamente. Durante esse processo é muito provável que você se surpreenda como podemos gastar dinheiro em coisas pode ser supérfluas ou banais. E é dessa maneira que você poderá selecionar o que pode facilmente ser cortado!

Dependendo de quanto necessita eventualmente poupar, talvez haja a necessidade de se tornar algumas decisões um pouco mais difíceis. Nesse sentido, procure pensar quais são suas prioridades e realize cortes permissíveis.

Faça um calculo de quantos esses cortes poderão lhe ajudar a poupar por ano, isso poderá deixar você mais motivado a seguir em frente.

Reavalie as suas metas.

Subtraia suas despesas, levando em consideração itens dos quais você pode viver tranquilamente sem, de sua renda liquida.

Caso você perceba que não há como economizar dinheiro dentro do seu orçamento, procure reavaliar suas economias até então os cortes que você ainda pode fazer. Ou se preferir, reajuste o seu calendário de metas adiando alguns objetivos por um prazo maior.

Priorize fazer um orçamento

Uma vez que você já tenha conseguido equilibrar seus ganhos e gastos com relação às suas metas, priorize fazer um orçamento considerando o valor adequado que você poderá gastar mensalmente dentro de qualquer categoria.

Esse tipo de atitude é especialmente essencial principalmente para as despesas que sofrem uma certa variação de valor e que podem se mais difíceis de se ser controlada, como por exemplo, gastos com medicamentos que não eram esperados, entretenimento, supermercado, etc.

Deixe seu cartão de crédito um pouco de lado

Sempre que puder escolher, decida por pagar suas despesas com dinheiro vivo.

É muito mais fácil gastarmos mais quando optamos em usar o cartão de crédito, principalmente porque é muito mais fácil perder o controle. Além disso, compras parceladas pode trazer uma falsa sensação de controle sobre as despesas, quando na verdade, se não houver um planejamento, os valores podem alcançar patamares indesejados.

Outro fator a se levar em consideração são as taxas de juros, que podem trazer sustos no final da conta de cartão de crédito e se tornarem uma bola de neve!

Portanto, se puder pagar em dinheiro, simplesmente faça!

Em primeiro lugar, você!economizar dinheiro

Sim, a poupança deve ser a primeira prioridade e por isso não é suficiente somente guardar o dinheiro que simplesmente sobra no final do mês.

Crie uma relação de rotina com a sua poupança, ou seja, logo que o seu salario cair já efetue o deposito na sua poupança. Esse tipo de comportamento é muito eficaz e mais fácil para se começar a poupar.

Uma dica é começar separando um valor de 10% do seu salário do mês, assim você não compromete suas economias e nem sua renda para manter as contas em dia.

Uma outra sugestão é aproveitar oportunidades. Se por acaso você receber uma quantia de dinheiro inesperada, como uma bonificação, por exemplo, considere poupar esse dinheiro também!

Esse valor era algo que não estava planejado, então porque não investi-lo para compor suas economias?

Moeda também é dinheiro!

Muita gente normalmente subestima o poder das moedas, e pode até esquecer que elas são dinheiro!

Sabe aquele habito de infância de termos um cofrinho? Pois saiba que ele também funciona na vida adulta. Se você pretende guardar uma quantia de dinheiro de maneira descompromissada essa pode ser uma excelente opção.

Separe pequenos trocos, como os que você pega da banca de jornal, padaria, etc e vá depositando essa quantia em algum local na sua casa – pode ser uma latinha ou até mesmo um cofrinho mesmo, caso você tenha um!

Você também juntar notas e moedas com valores maiores, evitando as moedas baixas, como 5 e 10 centavos. Geralmente juntar esses valores pode agregar muito mais “volume” do que quantidade. Procure também estabelecer um prazo para manter esse dinheiro guardado.

Descubra como juntar dinheiro ganhando pouco?

Não se engane imaginando que só quem ganha melhor ou paga menos contas é quem pode de fato economizar dinheiro! A maioria das pessoas pode economizar alguma coisa e isso não precisa depender de seus rendimentos.

Ao se começar a economizar aos poucos é possível contribuir para agregar a sua vida o hábito de poupar. Mesmo que essa economia seja de um valor pequeno, como por exemplo, cinco reais por mês, você poderá aprender que não precisará de tanto dinheiro como imaginava.

Congele seus cartões de crédito ao invés de elimina-los de vez!

Em época de crise financeira e como tantas contas e responsabilidades a serem cumpridas, nem sempre podemos abrir mão totalmente dos cartões de crédito e isso é compreensível. Mas uma dica é deixa-los “congelados”.

Uma sugestão é coloca-los em algum recipiente, enche-lo com água e simplesmente congelar! Parece um pouco de loucura, mas não é!

Dessa Maneira, se você sentir que deve ou precisa usar o cartão de crédito, será necessário esperar que o mesmo descongele e é nesse meio tempo que você poderá pensar se realmente usa-lo é tão preciso ou fundamental o quanto você considerou em um primeiro momento.

Como ter renda extra trabalhando em casa?

Pergunte-se: você realmente precisa comprar o que está querendo? Você tem outros recursos? Essa compra pode esperar mais um pouco ou precisa ser pra já? – Ao responder essas perguntas você poderá entender se deve ou não usar o cartão de crédito com sabedoria!

Desfrute dos prazeres simples da vida

Uma lição importante para quem tem consciência sobre a necessidade de poupar recursos é saber que esse hábito não deve ser encarado como algo doloroso ou extremamente horrível. Pelo contrário! Poupar significa que você está pensando em algo benéfico acerca da sua vida ou de um projeto especifico, e quando conseguimos realizar algo que almejamos muitos nos sentimos muito mais plenos e satisfeitos.

Se você focar nos seus objetivos e metas e se planejar certamente poderá perceber que economizar dinheiro poderá ajudar a trilhar um ótimo caminho de encontro com o que você tanto sonha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *